<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Balanços?

2004 não foi um bom ano. 2003 também não o tinha sido. 2005, infelizmente, não promete grandes melhorias. Mas será, esperamos, o fechar de um ciclo. E sobre ciclos vale a pena sempre recordar que eles acontecem mesmo. Durante a nossa vida profissional (cerca de 30 anos, esperam as novas gerações!) é muito provável que apanhemos 2 a 3 ciclos negativos e outros tantos positivos. Este que se recusa a ir embora é o meu segundo ciclo negro e, portanto, já o senti com alguma sensação de déjá-vu, embora não totalmente. O meu primeiro ciclo negativo era eu recém profissional, pretenso yuppie, cheio de sangue na guelra, optimista e positivo por natureza. Eu tinha a solução para a crise! Hoje, no final deste meu segundo ciclo negativo já vejo as coisas de forma distinta. Já falta algum sangue na guelra e as responsabilidades são maiores. Ou seja, mais coisa menos coisa, por razões diferentes, cada crise se sente com pesar e dificuldade. O que nos esquecemos é que a seguir à crise vem a bonança e depois, outra vez, a festa. À qual se seguirá nova crise e assim por diante. Inexorável! Não é preciso sermos optimistas nem positivos, basta sermos realistas, conhecermos um pouco de história (económica e não só) e percebermos as noções básicas da estatística e das probabilidades em especial. Por isso tudo vale a pena olhar para trás e fazer o que o AC já fez em baixo! Vou pensar nisso e voltarei em breve.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?