<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 04, 2004

Porque é que ainda foi pior do que imaginávamos?

Foi, de facto, devastador. Não só Bush ganhou como:

1. Kerry não conseguiu ganhar em Estados onde a sua mensagem, em princípio, seria mais bem vinda. Caso do Ohio que, mesmo com um desemprego próximo do dramático, preferiu escolher Bush.

2. Ao contrário das ultimas eleições, ficou 4 milhões de votos atrás de Bush, perdendo a "legitimidade" democrática de "um eleitor um voto".

3. Segundo parece, desta vez não houve "mentira" no processo eleitoral (ou pelo menos não foi tão óbvia como há quatro anos).

4. No discurso de vitória Bush "ameaça" querer unir o povo americano e elogiou Kerry e quem nele votou. Por isso teve aplausos de democratas!

Ou seja, houve mais demérito de Kerry que mérito de Bush. Isto, naturalmente, em termos relativos. Bush continuou (e vai continuar, estou certo) a mentir (e/ou a omitir). Os americanos foram enganados (ou quiseram ser enganados) por um discurso apocalíptico preparado por especialistas de marketing e intelectos maquiavélicos (e, naturalmente, muito fortes), provavelmente liderados pelo vice-presidente.

Podem acusar-me de defensor de teorias da conspiração, mas pergunto ainda: 1) porque é que a Fox News no dia anterior às eleições foi a única cadeia televisiva norte-americana a apresentar uma previsão com uma forte vitória para Kerry (esta cadeia é assumidamente de direita e foi o principal suporte mediático de Bush nas últimas eleições e no "golpe do Iraque") ? 2) porque é que o "filme" de Osama aparece também dois ou três dias antes das eleições ? Ou seja, quem beneficiou com estes dois acontecimentos? Parece-me que a resposta é óbvia, não é?

Hoje estamos piores e temo que em quatro anos ainda mais. Esta foi a ocasião de ouro para os democratas tomarem o poder nos EUA. A partir de agora vai tudo ser muito mais difícil. Lá e cá. É como se havendo eleições agora, Pedro Santana Lopes as ganhasse... Mas afinal, porcos a andar de bicicleta vemo-los todos os dias. Esta semana quem andou de bicicleta vive no outro lado do Atlântico e ambiciona adoptar-nos a todos. E vai ser cada vez mais difícil evitá-lo.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?