<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 27, 2004

Vegetais!

Sei que a primeira reacção de alguns de vós é perguntar-se porque razão o David não festeja no seu blog a vitória do FCP... A resposta honesta é, por razão nenhuma. Os tipos jogam bem, mereceram ganhar, o que é que se pode dizer mais? Falemos antes de couves.

E sim, hoje fui surpreendido com a noticía que há quem misture musica e vegetais e daí obtenha qualquer coisa de original. Não estamos a falar da célebre e lindissima canção de Brian Wilson, mas de uma "banda" austríaca que toca musica com vegetais. Isso mesmo. Para quem não quiser ler mais, mas sim passar imediatamente à acção, o melhor é dar um salto aqui.

Para os outros mais algumas informações. São nove os musicos (3 mulheres e 6 homens) que se debatem com cerca de 40 kgs. de vegetais, devidamente afinados, em cada concerto. Suponho que para a gravação dos CD's o consumo deva ser substancialmente superior. Chamam-se Viennese Vegetable Orchestra (de facto "orquestra" parece soar melhor que "banda"). De cenouras fazem flautas, de pepinos saxofones e de abóboras contrabaixos... Nos concertos, os instrumentos são "feitos" cerca de uma hora antes do seu início (sempre com legumes frescos!) para manterem um som vivo (ou mesmo para emitirem um som que seja!). À medida que o concerto vai avançando os instrumentos, ou seja os vegetais, vão perdendo a sua vivacidade e têm que ser substituidos por outros, entretanto fabricados. No fim, juntam-nos todos numa grande panela e ali mesmo fazem uma sopa de vegetais que distribuem pelo público. Ou seja, musica, artesanato, botânica e gastronomia tudo num mesmo evento!

Parece que o público, para além da surpresa natural de ouvir musica (afinada!) proveniente de vegetais, também aprecia as sensações originais provenientes dos aromas algo campestres que acompanham a musica.

Da experiência destes musicos, duas grandes descobertas já aconteceram: "o tamanho, a textura e a aquosidade são essenciais para conseguir a sonoridade correcta" e "os legumes normais funcionam melhor que os legumes biológicos". De acordo com um dos membros da banda/orquestra que toca num violino de alho-francês.



Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?