<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 20, 2004

Língua viva
Mas que as atribulações do Major não nos façam perder o nosso Latim. Pois, que eu para hoje tinha previsto um post latino. Gostava de falar com efeito de um dos meus brocardos jurídicos preferidos. Vem já do Código de Justiniano a máxima Testis unus, testis nullus, que ainda hoje se encontra em algumas legislações penais. Quer isto dizer que uma única testemunha equivale a não ter testemunha nenhuma. Com efeito, os nossos amigos romanos preocupavam-se muito com a quantidade das testemunhas. Para eles, só um facto relatado por mais de uma testemunha poderia ser juridicamente relevante. Até aqui tudo bem. E agora vejam lá que, quando, por razões profissionais, andava a pesquisar na Net umas informações jurídicas, deparei-me com uma interpretação moderna deste brocardo na qual, na minha ingenuidade, nunca tinha pensado. Como se vê aqui , esta bonita máxima pode também ser lida assim: ter um testículo é como não ter nenhum ou, como dizem os franceses, "On ne va pas loin avec une seule couille". Como devem calcular, a minha surpresa foi enorme. De facto, a etimologia "walks in mysterious ways". Não haverá aí um sapiente Causidicus (que, soube agora, se terá mudado para aqui) ou um Latinista para nos explicar tudo isto tintim por tintim?
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?