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quarta-feira, fevereiro 25, 2004

21 Toneladas
Este é um filme importante. Porque é bom saber que é possível fazer em Hollywood filmes inteligentes para adultos sem cair na imbecilidade ou na pirotecnia elementar, mesmo se para isso se chama um realizador mexicano, o que também não deixa de ser interessante. Por isso importante. Infelizmente, não chega para ser um bom filme. 21 Gramas tem um argumento fraco, que parte da banal situação do transplante de coração e da consequente apropriação de um ser pelo outro, mil vezes glosada. Como não se trata de uma série B, o realizador oferece-nos diálogos grandiloquentes e enfatuados sobre a vida, a morte, a fé e o amor. Tudo acompanhado por uma fotografia manhosa e cheia de granulado, que ultimamente, vá-se lá saber porquê, tem sido sinónimo de filme "intelectual". A montagem não linear, que era já utilizada pelo realizador em Amores Perros, e que nem sequer é inovadora (até Hitch já o fez e, mais recentemente, com resultados incomparavelmente melhores, Tarantino), acaba por cansar e desprender o espectador da história. Restam os actores. Naomi Watts, por quem tenho um carinho especial desde Mulholland Drive, está bem (mas a ela basta aparecer e olhar para a câmara). Sean Penn dá-nos o seu número habitual, que já começa a cansar de tão cabotino (para quem tenha um ódio de estimação pelo Sean, aconselho The weigth of water, um filme de Kathryn Bigelow que passou relativamente despercebido, onde ele tem a interpretação mais cabotina das últimas décadas!). Benicio del Toro é fantástico: consegue ser cabotino e discreto ao mesmo tempo, na exacta medida do que a personagem que interpreta pedia. Para contentar os franceses, até a Charlotte Gaisnbourg tem um papel, embora não muito relevante e talvez dispensável. Conclusão: a maldição do segundo filme atacou de novo. Amores Perros, que vi sem saber absolutamente ao que ia, foi uma muito agradável surpresa e uma lufada de ar fresco. Ao lado, 21 Gramas pesa pouco na balança.
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