<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 13, 2004

Especular em Portugal

Vejam bem o seguinte. Parece que este ano vai ser magro e avaro em feriados e oportunidades de pontes... Não verifiquei (falta-me esse espírito de minucia eu sei) mas serão, sem grande dificuldade, mais de 5 dias a menos de feriados este ano versus 2003. Como qualquer pessoa normal ao pensar nisto imediatamente pensei: aqui está a oportunidade de ouro da economia (e da sociedade, por arrasto) para se reposicionar... Menos feriados, ano bissexto (com mais um dia que os outros), início da recuperação económica... agora é que ninguém nos agarra! Meia dúzia de contitas de merceeiro nos dizem que só pelo efeito do maior número de dias úteis o nosso PIB deveria crescer este ano em redor dos 2.5%. Se lhe juntarmos uns pozitos de recuperação económica, umas exportaçõezitas (de produtos e serviços, ajudadas por exemplo pelo Euro 2004), e uma motivaçãozita adicional que, como todos sabemos, ajuda a produtividade... estariamos perante um crescimento em redor dos 5%! Esta era a nossa oportunidade de liderar! Finalmente!

Mas... não vai ser assim. A Ministra das Finanças, o Banco de Portugal e as diversas instituições internacionais (europeias e outras), já nos fizeram o favor de nos gerir as expectativas... Em 2004 o crescimento não ultrapassará os 2% e muito provavelmente estará mais próximo da unidade.... Mas o que se passa???

Nada de especial... somos portugueses... Temos mais dias de trabalhol? Este ano decerto vai haver um surto de gripes para compensar os menos dias de feriados... Ou então... "querem que trabalhemos mais dias? então tá bem, mas trabalhamos mais devagar...".

Que sorte malvada! Será que me enganei nas contas ou me enganei no país?
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?